BRASSIA

BRASSIA

BLC ( ORQUIDEA)

BLC ( ORQUIDEA)

O AMOR

"A TODOS NÓS, FALHOS, QUE ACREDITAMOS QUE O AMOR GOVERNA.
LEVANTEMOS-NOS E DEIXEMOS QUE ELE BRILHE".

WILIAM P. YOUNG

sábado, 27 de fevereiro de 2010

DICAS

Esta é uma Cattleya Intermedia (seme alba x orlata).
SUBSTRATO A mais de um século, os orquidófilos brasileiros vinham usando como substrato principal para o cultivo, o xaxim (Dicksonia sellowiana) por ser de fácil coleta deste material, no seu habitat (mata de SC principalmente). Neste processo extrativo, o xaxim encontra-se em vias de extinção, sendo necessário a procura por outras opções como: A piaçava extraida da axila das folhas das palmeiras. É um tipo de substrato que necessita de regas mais frequente. Outros substratos como, casca de pinus, brita de menor tamanho, cinasita ( argila expandida), pedacinhos de madeira, casca de arros carbonizada, carvão vegetal e outros. REGAS 1) Como regra geral, deve-se fazer uma rega intensa, esperar que o substrato seque, para depois repetir a operação. 2) No periodo de inverno, as regas devem ser feita mais espaçadas, e de preferência, até as 10 horas da manhã, para que no final do dia, o substrato esteja seco. 3) No periodo quente ( secos) as regas deverão ser constante, não deixando que ocorra a desidratação, e as regas deverão ser feita no fim da tarde, para um melhor aproveitamento da àgua. LUMINOSIDADE É comum encontrarmos plantas amareladas, brotos endurecidos e com o crescimento paralisado, tambeé folhas com queimaduras ( uma porta aberta para a entrada de fungos e bactérias), sendo estes, sintomas de luminosidade em excesso. Em contrapartida, plantas com coloração verde-escuro, flácidas, com grande crescimento e ausência de flores, são caracteristicas tipicas de local muito sombreado.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

DICAS

Antes





Antes de continuar com as dicas quero que vejam mais esta linda orquidea, é uma CATTLEYA BICOLOR. Quando a comprei ela tinha uma florecência identica a esta, mas só tinha 25 centímetro de altura, hoje ela mede um metro e 30 centímetro, pois a cada brito que solta é sempre mais alto e só brota uma vez por ano. Bem vejamos agora, quanto ao hábito de crécímento das orquideas. As plantas podem serclassificadas em: 1) MONOPODIAL: crescem em um único sentido (vertical); 2) SIMPODIAL:crescem em dois sentidos, sendo que o vertical é limitado pelos pseudobulbos e o horizontal tem crescimento indeterminado atravéz do RIZOMA (caule). Os pseudobulbos são originados a partir de gemas situadas no RIZOMA. As orquideas estão enquadradas em ESPÉCIES e HIBRIDOS (podendo ser natural ou artifíciais). Espécies são plantas nativas. O hibrido natural é o resultado do cruzamento de duas plantas, realizado por agentes polonizadores (insetos ou aves). Deve-se considerar ainda que esse cruzamento ocorre na natureza ou seja as plantas cruzadas encontram-se em seu habitat natural. Por fim, o hibrido artifícial é realizado por um orquidófilo, o qual, certamente, possui algum objetivo em mente. OBS: As duas únicas maneira de se obter plantas idênticas é através da divisão de plantas ou então com a clonagem. RECIPIENTE 1)Vaso de Barro. 2)Cachepô: destinado a planta do gênero VANDA, sem necessidade de qualquer substrato, ou gênero que apresentem floração pendente como CATASETUM entre outros. Vaso plasticos, são pouco recomendados, pois retém muita umidade. Porem cabe a você, a escolha do recepiente que mais lhe convenha e agrade.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DICAS

Magnífica! Vocês não acham? Hum...
É uma, BLC (C. LITTLE Miss Charming “Pink Ruffles” x BLc chinese Bronze). Comprei do Orquidário Aranda Orquideas, no mês de novembro de 2002.

Bem quero começar dizendo, para quem pensa que orquídea é planta parasita, por normalmente elas se sobre sair muito bem em galhos de arvore, elas não depende da seiva para sobreviver. Portanto, parasita é aquela que depende de outra para sobreviver sugando a seiva da hospedeira levando até a morte (exp: cipó-chumbo, erva de passarinho).
No entanto não é raro encontrarmos orquídeas vegetando perfeitamente sobre galhos secos ou pedras, podendo-se afirmar com isso que as mesmas não são parasitas.

As orquídeas são divididas em três grupos:
v Epífitas: as que vivem sobre as árvores
v Rupículas: vivem sobre rochas
v Terrestres: crescem sobre o solo.
As espécies epífitas formam raízes aéreas, funcionam como reservatório de água, por ser coberta por um tecido esponjoso chamado VELAME, e alem de absorverem nutrientes, fixam a planta.
A flor possui três sépalas e três pétalas, sendo que uma delas é diferenciada em forma e cor, chamado LABELO, tendo como função atrair agentes poliniza dores.
















COLUNA é o órgão sexual da planta. A ANTERA fica na pontinha da COLUNA é onde contem os ´grãos de pólem, ficam agrupados em uma massa chamada POLÌNIA. Que podem ter 2 a 8, e é de grande importâcia na identificação de alguns gêneros. Como a Cattleya e Laelia, a Cattleya possui 4 polínia e a Laelia, 8.

Com um palito de fósforo é pocivel, chegando bem de leve voce consegue verificar.

O ESTÌGMA é onde é depositado as POLÌNIAS durante a polinização. O OVÁRIO é o fruto ou CÁPSULA, onde ficam as sementes.