
Concentração é o ato de focalizar a mente sobre um determinado desejo, é a capacidade de pensar como desejamos pensar; de controlar os nossos pensamentos e dirigo-los para um fim determinado. É claro que, teremos de reunir diversos assuntos que se ligam uns aos outros, formando o assunto sobre o qual estamos concentrados.
A ambição e o desejo são os fatores principais de uma concentração perfeita. Desejamos qualquer coisa- e, se esse desejo for forte e rasoável, a concentração nos ajudará a consegui-la. Primeiro devemos esmagar a dúvida e o ceticismo. Nenhum cético conceguirá jamais gozar os benefícios. DEVERA ACREDITAR SEMPRE.
Esqueça-se dos erros que cometeu e das derrotas. Deixe de viver no passado. Não sabe que o dia que passou não volta mais? Recomece tudo novamente, se os seus esforços anteriores não deram os resultados esperados, faça com que os proximos tragam. A presença de qualquer idéia ou pensamento em nossa consciência tende a produzir um sentimento "associado" e a nos levar à ação correspondente. Alimentemos na consciência um desejo profundo, com a ajuda da concentração. Uma vez, notei que o meu poder de concentreção começava enfraquecer e que o meu trabalho se tornava enfadonho. Depois de alguns dias vi que andava muito distraido. Faltava-me concentração, e as minhas atividades físicas e mentais, se tornaram desordenadas, tudo porque a minha atenção não estava concentrada no trabalho. Quando percebi o mal, pensei imediatamente, no remédio. Precisava adquirir novos hábitos de trabalho. Dia após dias, praticava a concentração de pensamento. Quando a repetição começou a se tornar agradavel para mim percebi que vencera a partida.
A própria concentração não é mais do que o controle da atenção.