
Pessoa alguma pode conhecer as forças ocultas que vivem dentro de si. A pessoa mesmo não conhecendo a sua capacidade de realização e jamais a conhecera, se não entrar em contacto com um estímulo que o impelira a uma ação maior, e lhe ampliara a visão, desenvolvendo a sua força de confiança com um desejo mais profundo de realizar.
Não é desárrazoado esperar que qualquer declaração, ideia ou palavra estimulante, sirva como um incentivo que remolde o seu destino, dando nova direção ao seu pensamento e energia, ao longo de uma estrada que o conduzira o seu objetivo. Parece estranho, mas é uma verdade, que os pontos mais decisivo da vida apareçam muitas vezes nos momentos mais inesperados e de maneira mais diversa.
Uma noite, sentado junto a uma lareira, escutei oma converça entre dois homens idosos. Sem ser convidado entrei na conversa e disse alguma coisa sobre os empregadores e empregados que solucionavam as suas diferenças. Minhas observações atrairam a atenção de um dos homens que se volto para mim, com olhar de surpresa e disse: "O senhor, que é um rapaz inteligente, por que não procura instruir-se mais, a fim de dar a conhecer ao mundo as suas ideias?"
Essa observação me fez refletir, embora fosse a primeira vez que alguem me dizia que eu era inteligente, ou que podia realizar qualquer coisa na vida. Fiquei refletindo e quanto mais longe me levavam as reflexões, mais certeza adquiria daquela realização.
Se pensais em ser vencido, sereis;
Se pensais que não ousais
não ousareis;
Se quereis vencer mas desanimais,
provavelmente não vencereis.
Se pensais em perder
perdereis,
Pois é coisa sabido
Que tudo começa
com um simples desejo
Num mero estado de espírito.
Se pensais que sois pário
sereis
É preciso pensar em elevar-se
para tal conseguir;
É preciso estar certo de si mesmo
Para um prêmio poder alcançar.
A batalha da vida nem sempre é vencida
pelo mais forte ou o mais ágil.
Tarde ou cedo aquele que vence
É o que pensa que pode vencer.